Por SINDSERJ
28/08/2020 12h00 min.
Cerca de três meses depois de assumir o cargo, em janeiro de 2019, o governador agora afastado Wilson Witzel chamou o vice, Cláudio Castro, para um almoço no Laranjeiras. À mesa, a revelação e a pergunta: “Serei candidato a presidente em 2022, você está preparado?”. A resposta veio, de acordo com assessores próximos, com uma movimentação estratégica do vice, que assume o cargo interinamente nesta sexta-feira. Castro ganhou o cargo provisoriamente e um problema: está também entre os investigados.
Pouco depois das 6h desta sexta-feira, agentes da Polícia Federal e procuradores do Ministério Público Federal chegaram ao apartamento de Castro, no Condomínio Península, na Barra da Tijuca, para cumprir mandado de busca e apreensão.
Castro estava em Brasília na hora da operação e, segundo interlocutores, foi surpreendido com as buscas em sua residência. Ele foi à capital federal para costurar apoios políticos e teve vários encontros na noite desta quinta-feira. A assessoria de imprensa de Castro não atendeu as ligações da reportagem.
Em vez de se restringir ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e ao Detran, sob seu guarda-chuva, começou desde então a ter uma participação e uma visão mais amplas da gestão. Foi o interlocutor de deputados e prefeitos, visto que Witzel dispensava o tête-à-tête. Sete meses depois, em entrevista à Época, o governador anunciava seu rompimento com o presidente Jair Bolsonaro, já escancarando uma suposta concorrência com ele nas eleições presidenciais.
Cláudio Castro, 41 anos, foi vice do azarão Wilson Witzel sem rezar a mesma cartilha do governador. Jamais imaginava que seria eleito, tanto que seu discurso de volta à Câmara dos Vereadores já estava pronto na antevéspera do resultado das eleições. No PSC, cumpria seu segundo ano de mandato quando foi convidado a concorrer na chapa de Witzel.
O advogado Carlo Luchione, que faz a defesa de Cláudio Castro, classificou como “surpresa” a operação na residência do agora governador do estado. O defensor disse que no momento das buscas, a mulher e os filhos do político estavam em casa.
— Para nós foi uma surpresa. Não tivemos acesso às peças (inquérito) e agora buscamos saber o que aconteceu. Ele não tem nenhuma indicação na área da Saúde. No momento (das buscas), estavam a esposa e os filhos em casa.