Dia da Consciência Negra

20-11-2020

Baixe o folder SINDSERJ - Dia da Consciência Negra. Download

Oficialmente,

pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro 2011, é instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, hoje, dia 20 de novembro, que é também a data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares e pela Lei Estadual nº 4007, de 11 de novembro de 2002, é instituído feriado estadual.

Mas, infelizmente ao invés de aproveitarmos esse momento para reflexões, comemorações e engajamentos na luta pela garantia dos direitos das "minorias representativas", estamos, chocados, estarrecidos e indignados com o brutal assassinato de um cidadão negro - João Alberto Silveira Freitas, que foi espancado até a morte por dois homens brancos, na noite de quinta-feira (19/11/2020) em uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, vale destacar, véspera do Dia da Consciência Negra.

Surge a necessidade de lutarmos incansavelmente contra o abominável racismo estrutural que corrói nossa sociedade. Racismo é crime!


Como integrante da sociedade, o serviço público também absorve essa desigualdade. No último estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea sobre o tema, em 2014, foi revelado que 47,4 % dos Servidores são Negros, no entanto a esmagadora maioria desse numero esta lotada nas carreiras menos valorizadas economicamente.

Nós do SINDSERJ, nos solidarizamos com todas as famílias que passam ou passaram por essa bárbara experiência.

#VidasNegrasImportam

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2020.